Comprar um carro no Canadá

Comprar um carro no Canadá

Os brasileiros sempre pensam no carro como um item de prioridade, então é natural que assim que decidimos ir para o Canadá pensar na compra de um carro.

É muito importante levarmos em conta a diferença gritante entre o transporte público do Brasil e do Canadá. O sistema de transporte público canadense permite que você circule tranquilamente de casa para trabalho, estudos ou lazer e com um custo bem menor do que o de possuir um carro.

A decisão de comprar um carro deve então levar em conta o orçamento mensal que você tem, uma ótima forma de economizar é optar por não comprar o carro assim que mudar para o Canadá. Existem alguns pontos que também deve considerar como se vai morar em uma cidade mais afastada ou se você tem crianças pequenas, nestes casos, o carro facilita muito o dia a dia.

A primeira informação importante para comprar um carro no Canadá é que você precisa possuir a carteira de motorista canadense.(post)

Possuindo a carteira de motorista, você já pode sair a procura de seu carro. Uma ótima fonte de pesquisa de preços é a internet, onde você pode ter uma base do valor do carro que procura e a diferença de valores entre novos e usados.

Algumas diferenças entre os carros novos e usados:

Carros Novos: diferente do Brasil a diferença entre o preço de carros novos e semi-novos não é muito grande, além disso os juros de financiamento para carros novos é menor do que os juros para compra de carros usados e semi-novos. A grande vantagem de um carro novo é que por um bom tempo você não vai ter gastos inesperados com manutenção, mas o custo inicial é maior.

Carros Usados: você pode optar por comprar um carro usado por uma questão de orçamento. Apenas avalie as condições desse carro para que você não tenha problemas com o custo de manutenção. Nesse caso, opte sempre por comprar o carro usado de uma concessionária que possui carros com “certificação” e muitas vezes oferecem garantia de 01 ano mesmo para carros usados. Se você optar por comprar diretamente de uma pessoa, o ideal seria que tivesse um mecânico de confiança que fizesse uma avaliação desse carro para você (as vezes a economia não compensa, se você comprar um carro que já vier com problemas no motor por exemplo). Como dificilmente quem vai do Brasil para o Canadá já conhece algum mecânico, a decisão mais aconselhável é comprar sempre de uma concessionária mesmo.

Agora as opções de compras:

Á vista: como as taxas de juros no Canadá são bem inferiores ao Brasil, o pagamento a vista só vale a pena caso tenha pressa para comprar o carro ou opte por comprar um carro usado com o valor bem inferior.

Financiamento: é uma excelente opção de compra, principalmente se você optar por comprar um carro novo. A única dificuldade aqui é que normalmente os financiamentos não são aprovados para quem não tem histórico de crédito no Canadá. Só para você ter uma ideia, normalmente o seu histórico de crédito só é considerado após cerca de um ano de operações financeiras, pagando todas as suas contas em dia.

Leasing: o leasing possui taxas menores do que as do financiamento e a aprovação para o leasing não é tão exigente com relação ao histórico de crédito. Isso porque o leasing é uma modalidade de “aluguel” do carro, você paga mensalmente pelo carro mas ele não é seu e sim da montadora. No final do leasing você pode devolver o carro para a montadora ou usá-lo de entrada para um novo carro (o que normalmente é feito). Essa opção é ótima para quem é recém-chegado ao Canadá e quer um carro novo. Importante lembrar: na modalidade de leasing existe um limite de quilometragem rodada permitida, que é definido no momento da compra.

É importante ressaltar que assim como no Brasil, o carro não é um investimento no Canadá. A desvalorização é grande e você deve sempre comparar a sua necessidade com seu orçamento.

Na hora de decidir pela compra de um carro, lembre-se também de contar os custos de seguro (que é obrigatório), manutenção, combustível e os impostos de compra, que variam por província e também de acordo com o modelo do carro escolhido.

One thought on “Comprar um carro no Canadá

  1. Estou indo para vancouver com minha esposa e filho e gostaria de saber como comprar um carro usado em boas condições em vancouver para viajarmos até Montreal e depois passarmos o carro para o nome da nossa filha que mora em Montreal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *