Como funciona aluguel de apartamento no Canadá?

O processo de aluguel de apartamento no Canadá não é tão simples, existem algumas características que precisam ser analisadas, além de alguns cuidados que devem ser tomados.

Se você quer vir morar aqui ou fazer um intercâmbio e alugar um apartamento durante a sua estadia, precisa conferir as informações que separamos sobre o tema!

Faça o planejamento

Para começar, o planejamento é essencial, levando em conta que os melhores imóveis são alugados rapidamente. O indicado é começar a procurar o apartamento pelo menos 45 dias antes da viagem, para conseguir encontrar o que realmente atenda às suas necessidades.

O orçamento e o perfil da família, bem como a necessidade de proximidade a colleges, escolas ou local de trabalho, são fatores que influenciam bastante no valor, portanto, devem ser considerados durante o planejamento.

Busque um imóvel pela internet

Alguns sites podem ajudar a pesquisar os apartamentos disponíveis para locação, como: CraigslistKijijiRent BCView ItAMS Rentsline e o RentSeeker. Entretanto, infelizmente uma das realidades do Canadá são os golpes relacionados à locação de apartamentos.

No golpe, a pessoa anuncia o imóvel, que pode até existir, mas não há ninguém para apresentá-lo. Então ele solicita o valor do depósito do seguro, mas no final não há de fato um imóvel para alugar e o locador fica no prejuízo.

Dessa forma, o ideal é duvidar de propostas que pareçam “boas demais”, alugar um local temporariamente quando ainda estiver no Brasil e, somente ao chegar aqui, fazer uma escolha permanente.

Para evitar problemas, também é importante buscar anúncios que disponibilizem o endereço ou um telefone de contato do proprietário.

Para a locação de imóveis mobiliados para períodos mais curtos é possível encontrar boas opções por meio do Airbnb.

Valores de apartamentos no Canadá

Muitas características alteram os valores dos aluguéis, inclusive a localização, mas separamos algumas informações de duas cidades muito procuradas pelos brasileiros — Vancouver e Toronto.

Studios e flats são apartamentos que já vêm com mobília, mas têm apenas um cômodo e um banheiro. No cômodo, há uma sala, a cozinha e o quarto, sem divisões. Eles costumam estar localizados no centro da cidade e o custo variável é de CAD $1500 a CAD$2500 por mês.

Apartamentos de um quarto em Downtown, Vancouver, costumam custar, em média CAD $1500 a CAD $1800. Já em New Westminster e Burnaby o valor fica entre CAD $1200 e CAD$1700. Em Toronto o valor é um pouco mais alto, chegando a CAD$ 2.000.

É comum que no aluguel dos imóveis no Canadá sejam inclusos as utilities, que são as despesas como internet, TV a cabo, energia elétrica, aquecimento, entre outras.

Eles também costumam vir com eletrodomésticos básicos, como fogão, geladeira, micro-ondas e máquina de lavar louças. O pagamento normalmente é feito por meio de cheques pré-datados (precisa ter uma conta bancária), em espécie ou e-transfer (transferência eletrônica).

Documentos necessários para alugar apartamento no Canadá

Os locadores normalmente pedem documentos como passaporte, uma cópia do visto, a employment letter (carta do empregador) e referências pessoais dos últimos landlords (quando houver). Quem já mora no país também pode apresentar um histórico de crédito.

É comum que os locadores peçam um valor para o depósito de segurança, que consiste em mais ou menos a metade da mensalidade do aluguel. Caso ao final do contrato não haja danos no apartamento, o valor é devolvido.

Contrato de locação

Para novos contratos de aluguel, o período de locação customa ser de 12 meses. Após o primeiro ano, o aluguel pode ser negociado e pago mês a mês.

O contrato é muito importante, pois beneficia ambas as partes e evita que ocorram mal entendidos. Nele estão as informações das duas partes, como endereço, valores, o que está incluso, obrigações e deveres do inquilino (aqui chamado de tenent) e do locador (aqui chamado de landlord). Quem não entende muito bem a língua, pode precisar buscar alguém para traduzir os termos.

Na entrada do imóvel, é necessário que o inquilino faça um depósito de segurança (security deposit) que custa 50% do valor de um aluguel, como garantia, caso hajam danos no apartamento ao final do contrato. Para proprietários de pet, um pet security de 50% também é necessário, portanto donos de animais de estimação precisam pagar 100% de um aluguel completo a mais para pegar as chaves do imóvel. Quando o locatário decidir sair do apartamento, se não houver nenhum dano grave na estrutura, como por exemplo um buraco grande na parede, ou um carpete com um rasgo enorme, esse dinheiro é devolvido.

No Canadá, o proprietário do imóvel é responsável pela manutenção do mesmo. Problemas do dia a dia como vazamentos na pia, defeito na geladeira ou outro eletrodoméstico, infiltração, problemas no termostato ou ar condicionado, são de responsabilidade do dono do imóvel. Caso se depare com contratempos desse tipo, você deverá imediatamente avisar o landlord e ele deverá resolver a questão o mais rápido possível.

Se você já está pensando em alugar o seu apartamento, confira também o custo de vida no Canadá!