Comidas típicas do Canadá

A influência dos imigrantes e a predominância das colônias francesa e inglesa trouxeram ao Canadá uma incrível mistura de sabores que hoje representa muito da história e da cultura do país, que completará 150 anos de independência em 1º de julho 2017.

Podemos dizer que, assim como ocorre na culinária brasileira, as receitas típicas da cozinha canadense (além de deliciosas) são “experimentos” que deram muito certo e que de forma singular traduzem as tradições e valores que o Canadá dedica aos seus costumes e heranças gastronômicas.

Neste artigo, vamos conhecer quais são as 10 comidas típicas do Canadá você não pode deixar de provar em sua próxima viagem ao país, seja para a realização do seu intercâmbio ou durante suas férias. Confira!

 

10 comidas típicas do Canadá que vão te deixar com água na boca!

Não pense que foi fácil elaborar esta lista, pois a culinária canadense é uma das mais autênticas do mundo, com ingredientes típicos misturados ao que há de melhor na gastronômia internacional.

Confira agora a nossa relação de 10 comidas canadenses que ganharam o mundo e que simbollzam a cultura e as tradições do Canadá:

  1. Poutine

poutine

Talvez seja o mais famoso prato da cozinha canandense. Originário de Québec, o Poutine é o resultado da mistura de batata frita com coalhada de queijo cheddarr, coberta com um molho de carne que os canadenses chamam de gravy.

Essa é a receita tradicional, porém, existem variações do Poutine que ajudaram a torná-lo ainda mais popular no mundo todo, sendo que existem restaurantes especializados na preparação e nas adaptações desta comida típica do Canadá.

 

  1. Montreal Smoked Meat

Os canadenses, assim como os americanos, gostam bastante de sanduíches, e portanto, esta é uma das receitas mais famosas do país, feita com pão, carne defumada marinada com especiarias e ervas que dão um toque especial no sabor e na apresentação do prato.

 

  1. Butter Tarts

Essa é uma sobremesa típica do Canadá que lembra bastante as tortas de padaria aqui do Brasil.

Elas são bem açucaradas e podem ser encontradas nos cafés e supermercados do Canadá com recheios diversos, tais como maçã, blueberries e nozes.

 

  1. Maple Syrup

syrup

Além das receitas, os ingredientes da cozinha canadense merecem destaque nesta lista, como é o caso do Maple Syrup, um xarope que é bastante utilizado como cobertura para panquecas, waffles e sorvetes.

A folha da Maple (árvore da qual o Maple Syrup é originário) está retratada na bandeira do Canadá, o que demonstra sua importância na cultura e na história do país.

 

  1. Macaroni and Cheese

A mistura de macarrão com queijo foi adotada pela culinária canadense e está na lista de preferência da maioria dos habitantes do país, que compram porções da receita (também conhecida como Mac&Cheese) nos supermercados para o almoço e jantar.

Os ingredientes do Macaroni e Cheese são o macarrão caracol, leite, manteiga, queijo e farinha.

 

  1. Bagels

É um tipo de pão em formato circular que pode ser encontrado em diversos sabores e com acompanhamentos que misturam o doce e o salgado na medida certa para a satisfação de qualquer paladar.

 

  1. Nanaimo bar

É uma sobremesa tradicional da culinária canadense composta por uma camada de bolacha waffer com chocolate, uma camada de creme de baunilha e uma de cobertura de chocolate.

Existem combinações que também misturam nozes, castanhas, coco e café, acentuando ainda mais o seu sabor característico.

 

  1. Peameal bacon

Os canadenses aprenderam a utilizar o lombo do porco como uma espécie de bacon, envolvendo-o com farinha de milho.

Esta iguaria é muito popular em Toronto e é utilizada em sanduíches e como prato principal em diversas receitas.

 

  1. Tourtière

Essa torta (que mais parece um empadão) é recheada tipicamente com carne bovina ou suína, além do frango que também é bastante utilizado.

É um prato típico do natal canadense e está presente nos supermercados e cafés dos principais centros urbanos do país.

 

  1. Carne de caça

Com a legalização da caça de alguns animais para o consumo, os canadenses se alimentam com muita proteína animal e algumas das mais tradicionais são as carnes de rena, javali e bisão.

Vale lembrar que para quem não come carne este país também é um prato cheio! Com restaurantes vegans e vegetarianos por onde quer que você vá.

Viu só quanta diversidade gastronômica te espera no Canadá?

 

Continue acompanhando nosso blog para saber mais curiosidades canadenses e não deixe de acompanhar o especial sobre os 150 anos de independência do país, que serão celebrados em diversas províncias e territórios do Canadá!

One thought on “Comidas típicas do Canadá

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *