Career College, College ou University?

Career College, College ou University?

Aqui no Canadá, o próximo passo de quem quer continuar estudando após o fim do High School (Ensino Médio) é fazer ou uma Faculdade (College) ou uma Universidade (University). Muita gente tem dúvida sobre essas diferenças e esse texto deve ajudá-lo a entender melhor como funciona o ensino superior no Canadá como um todo.

Tipos de instituição

Em primeiro lugar, é importante não confundir College com Career College. Numa tradução livre, o College seria o mesmo que uma faculdade no Brasil e o Career College seria o mesmo que um curso técnico (ou vocacional) de curta duração, como os do Senac por exemplo. Existem excelentes cursos de Career College, mas eles não oferecem um diploma, e sim somente um certificado. Ou seja, um Career College não te dá uma formação no Canadá e também não oferece permissão de trabalho durante ou depois do curso.

Já os Colleges no Canadá são bem técnicos e práticos, focados em estudo com estágio e a preparação para uma rápida entrada no mercado de trabalho. No geral, eles oferecem diplomas, certificado e pós-graduação e podem durar de 6 meses a 3 anos.

É importante ressaltar que algumas pessoas pensam que o College do Canadá é simples, mas o dia a dia dos estudantes é bem puxado. São muitos trabalhos em grupo, provas e o nível de exigência é alto. Portanto, não espere que fazer um College no Canadá seja fácil, mas seu esforço será recompensado, pois o país está à procura de mão-de-obra qualificada.

As universidades canadenses possuem programas mais acadêmicos, com licenciatura, bacharelado, mestrado e doutorado e duram em média de 3 a 4 anos em período integral. Os professores são extremamente conceituados. Mestres e doutores com sólida carreira acadêmica e décadas de experiência.

Como escolher?

Entre o College e a University não existe um melhor ou pior que o outro. A escolha ideal dos tipos de faculdade no Canadá depende somente dos seus objetivos pessoais. Por exemplo, se o seu objetivo é utilizar o estudo como uma ferramenta para te ajudar a imigrar para o Canadá, o college deve ser sua opção porque ele é ideal para quem quer focar em conseguir uma colocação profissional em curto ou médio prazos. Não é que quem faz uma universidade não vai trabalhar, mas a universidade aqui é para quem deseja se dedicar à vida acadêmica ou a pesquisas, sem essa urgência de entrar para o mercado de trabalho. O perfil do aluno universitário é diferente e a grade curricular também. Por isso, se o seu objetivo é somente estudar, fazer um sanduíche de graduação, mestrado ou doutorado, com certeza o melhor caminho é a universidade. E as instituições do Canadá são excelentes.

E se eu quiser trabalhar?

A maioria das pessoas não pode vir para o Canadá somente para estudar. Elas precisam trabalhar durante o período em que ficam no país. No Canadá, é necessário ter uma permissão de trabalho (ou work permit) atrelada ao seu visto para poder conseguir um emprego. Essa permissão vai te dar direito a um Social Insurance Number (SIN), que seria o equivalente a um número de carteira de trabalho.

Existem vários fatores que determinam se você terá direito ao visto de trabalho. Entre os principais deles estão a acreditação da instituição que você vai estudar – é muito importante estar atento a isso – e o tempo de estudo. O aluno que recebe o direito de trabalhar adquire então um PGWP, ou Post Graduate Work Permit. O PGWP é concedido pelo mesmo tempo que o aluno estuda, podendo durar no máximo 3 anos. E também existe a permissão de trabalho para o cônjuge, quando houver, chamado de OWP, ou Open Work Permit. Embora você possa fazer esse processo sozinho, é indicado procurar um consultor especializado em college pois estudar, trabalhar e imigrar para o Canadá não é uma ciência exata. Há exceções, poréns e riscos de você ter o visto negado mesmo se parecer o candidato ideal, pois a decisão não é feita por um sistema e sim por uma pessoa. Os consultores da Canada Intercambio possuem anos de experiência e te ajudam a investir corretamente o seu dinheiro, auxiliando na escolha da instituição ideal para você, sua família e seu futuro profissional.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *