Vai ficar em casa de família no Canadá? Saiba como se comportar!

Fazer um intercâmbio é uma das formas mais eficazes de aprimorar os conhecimentos e alcançar a tão sonhada fluência para se tornar bilíngue. Conviver com pessoas diferentes e se aprofundar em uma nova cultura é muito importante para o crescimento humano e intelectual.

A hospedagem em casa de família ou homestay, como é chamado em inglês, é uma opção de acomodação que muitos brasileiros procuram durante o intercâmbio. Saber se comportar na casa dos anfitriões é fundamental para uma experiência agradável de ambas as partes.

Para se preparar e fazer bonito durante sua estadia, confira neste post dicas sobre como se comportar em uma casa de família no Canadá, aproveitar os momentos em um ambiente diferente e tornar essa experiência incrível!

Como funciona o homestay?

Homestay é uma forma de hospedagem em que o estudante de intercâmbio se acomoda na casa de alguma família que resida na cidade escolhida durante o período do curso. Uma característica importante é o preparo pré-embarque. O homestay é uma experiência diferente de tudo a que você está habituado.

Detalhes sobre a rotina e particularidades da família — como horários de refeições, estilo de vida e regras — são planejados com carinho antes da chegada ao destino, para garantir que a adaptação seja mais tranquila.

Quais são as dicas para se comportar na casa de família?

O Canadá é um país multicultural e a família de homestay pode ser de uma nacionalidade diferente, por isso será muito distante do habitual, o que torna a experiência ainda melhor. Os filipinos, por exemplo, estão entre os preferidos pelos brasileiros. O jantar costuma acontecer entre 17h e 18h — o que requer adaptação e mudanças momentâneas de hábitos.

Para um bom convívio com a família é preciso ter consciência de que algumas situações devem ser evitadas, como não tomar banhos longos, não levar convidados para casa sem autorização prévia e se atentar ao tempo de uso de televisão e eletrodomésticos.

Mantenha bons hábitos de higiene, ajude nas tarefas domésticas — quando conveniente — e sempre contribua para a organização. Além de ser importante, esse comportamento ajudará a referenciar o brasileiro como um intercambista sempre bem-vindo em um lar canadense.

Ser simpático e agradável é uma ótima maneira de se aproximar das pessoas e tornar o dia a dia mais leve. Procure sempre ficar por perto e interagir com os anfitriões, combinar passeios juntos, conversar em um jantar, assistir filmes e participar de atividades que envolvem a família e dão um up na prática do idioma.

Durante as conversas com a família você poderá se inteirar dos hábitos e costumes da casa. Tente ao máximo se adaptar à rotina e particularidades dos moradores, pois também faz parte da experiência do homestay.

Morar com uma família é a oportunidade de conhecer as características da vida local e de uma imersão cultural incrível, além de uma intensa prática do idioma. Ser flexível em um ambiente tão diverso é um comportamento que servirá para a adaptação em qualquer etapa da vida.

Cheque se você e a casa formam um bom time

Nesse formato de hospedagem, o estudante convive com costumes distintos dos quais está acostumado. É muito importante checar os hábitos alimentares da família e se há animais de estimação, para o caso de você ser alérgico a algum deles por exemplo. As opções de lazer e o estilo de vida farão do homestay uma vivência enriquecida com, certamente, grandes histórias para contar.

É essencial contar com o apoio de uma agência de confiança para planejar o homestay e encontrar uma excelente casa de família no Canadá. Além de garantir que a escolha da família seja de acordo com o perfil do cliente, as informações sobre o destino são apresentadas previamente para que não haja surpresas.

A Canada Intercambio tem um departamento exclusivo para escolher as melhores casas de acordo com o perfil de cada estudante. Escolhemos aquelas que — temos a certeza — se encantarão pelo jeito simpático de todo brasileiro. Mas você pode se mudar de casa de família caso não se adapte bem. Fazemos a troca sem qualquer custo adicional.

Curtiu este post? Que tal programar sua estadia? Entre em contato com uma de nossas lojas e nos deixe promover uma boa estadia e um período incrível no Canadá!