Canadá: A História Completa – Parte 1

O Canadá tem se tornado o destino número 1 para muitos brasileiros que sonham com melhores oportunidades de estudo e de trabalho no exterior. Mas por quê o Canada é tão desejado assim?

A Canada Intercambio traz pra você uma série de artigos que contarão a história do Canadá sob diversos ângulos, a começar pela origem e pela geografia do país, no qual conheceremos como foi realizada a divisão do território canadense após a fixação das primeiras colônias vindas da europa.

 

A Origem do Canadá

De acordo com os registros históricos, o Canadá foi descoberto há cerca de 30 mil anos e, tem em sua origem, a diversidade cultural como fator mais importante do processo de colonização e de independência.

historia do canada

Tudo começou com a incursão dos aborígenes (indígenas ou primatas) pela faixa de terra que liga a Sibéria ao Alasca. Ao descobrirem essa nova extensão territorial, alguns deles permaneceram e formaram grupos que viviam da pesca e da caça, além do cultivo da terra.

Quando os vikings (vindos da Escandinávia) chegaram ao Canadá houve um conflito com os nativos, que já ocupavam o território há milhares de anos, porém, foi com a exploração europeia (cerca de 600 anos depois) que o Canadá passou a ser colonizado por dois países (Inglaterra e França), que buscavam, principalmente, outras rotas marítimas para o comércio entre o ocidente e o oriente.

Houve predominância da Inglaterra sobre a conquista de terras canadenses. A ideia era que o território se tornasse uma base britância na América do Norte, porém, as colônias francesas resistiram e concentraram-se às marges do Rio São Lourenço, Mississipi e dos Grandes Lagos.

Os conflitos entre Inglaterra e França foram intensos e marcaram a divisão do território canadense sob todos os aspectos, sobretudo na questão cultural e linguística: cada região falava um idioma e seguia uma doutrina religiosa própria, o que configura até hoje algumas das tradições que determinadas províncias canadenses herdaram de seus antepassados.

Com a independência dos Estados Unidos em 1776, muitos ingleses buscaram refúgio no Canadá e gradativamente a população foi crescendo, sendo necessária a definição de um controle sobre o território para estabelecer as políticas de convivência no país.

Portanto, em 1791 criou-se o Alto e Baixo Canadá, no qual os ingleses, ou seja, a maioria, autorizaram que os canadenses tivessem suas próprias instituições e isso gerou algumas rebeliões entre as duas colônias, dando origem à “Província do Canadá”, que, apesar de possuir autonomia na política interna, era dependente da Inglaterra para acordos com outros países.

 

O Território do Canadá

O Canadá é o segundo maior país do mundo em extensão territorial, atrás apenas da Rússia. São quase 10.000.000 Km² de área total dividos em províncias e territórios definidos pelas disputas entre os ingleses, os franceses e os indígenas.

O canada

As províncias diferem dos territórios por terem maior autonomia na criação de leis e na relação com o governo do país.

Províncias do Canadá: Alberta, Ontário, Nova Escócia, Terra Nova e Labrador, Nova Brunswick, Québec, Ilha do Príncipe Eduardo, Saskatchewan, Manitoba e Colúmbia Britânica.

Territórios: Nunavut, Yukon e Territórios do Noroeste.

As cidades mais conhecidas do Canadá são Vancouver (Colúmbia Britância), Ottawa e Toronto (Ontário) e Montreal (Québec).

 

 Viajando de Trem pelo Canadá

A primeira linha de trem do Canadá foi inaugurada em 1871 e era o único meio de transporte para longas distâncias no país até meados do século XIX. A ferrovia foi uma iniciativa da Canadian Pacific Railway e ligava a região leste do Canadá à província da Colúmbia Britânica.

Hoje, os passeios de trem, além de econômicos, são atrações turísticas que tornam o trajeto entre as províncias e territórios canadenses mais emocionantes. As principais companhias ferroviárias do país são a Via Rail e a Rocky Mountainner.

Uma das rotas mais procuradas é a que vai de Toronto a Vancouver. A viagem dura cerca de 96 horas e proporciona uma vista incrível da diversidade territorial do país. Dá pra ir também de Vancouver a Whistler (local onde estão as pistas de esqui mais populares do Canadá), ou de Montreal até Halifax em uma viagem com duração de 24 horas.

Além dessas opções, existem outros trajetos que podem ser realizados de trem pelo Canadá. Para maiores informações, visite o site da Via Rail e da Rocky Mountaineer e consulte os preços das passagens.

 

 Conclusão

Na primeira parte da série “Canadá – A História Completa”, contamos sobre a origem, as províncias e territórios e sobre o tradicional passeio de trem pelo país.

No próximo artigo, falaremos sobre as guerras e sobre a composição da fauna e da flora do Canadá, além de trazer mais informações sobre os primeiros habitantes do país e sobre o atual perfil demográfico da população canadense. Você não pode perder!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *