Aurora Boreal no Canadá: tudo o que você precisa saber

Aurora Boreal no Canadá: tudo o que você precisa saber

O Canadá é um país fascinante para viagens turísticas. As belezas, paisagens e os eventos produzidos pela natureza em solo canadense são únicos. Um exemplo disso é o fenômeno conhecido como “Aurora Boreal”, que transforma o céu em um verdadeiro show de luzes brilhantes e coloridas.

É impressionante acompanhar de perto esse espetáculo! Ele é resultado do contato dos ventos solares e do campo magnético do planeta, tal como uma fusão de energia que explode e logo em seguida transborda para iluminar a atmosfera de forma mágica e abundante.

Conheça, a partir de agora, tudo sobre a Aurora Boreal e saiba quais são as melhores épocas do ano e os lugares ideais para registrar essa experiência extraordinária em sua próxima viagem ao Canadá.

 

O que é Aurora Boreal?

A Aurora Boreal é um fenômeno que ocorre em áreas polares (polo norte: aurora boreal, polo sul: aurora austral), geralmente em dois períodos do ano: de fevereiro a abril e de setembro a outubro, quando as alterações climáticas são mais intensas por causa da mudança de estações e do aumento de tempestades solares que atingem os extremos do planeta.

Quando os ventos solares entram em contato com o campo magnético da Terra ocorre uma espécie de choque natural que causa variações na atmosfera e reage de forma visual por meio de cores e formatos variados.

 

A Aurora Boreal surge alinhada ao campo magnético da Terra, porém, o fenômeno pode ocorrer por meio de pontos luminosos, faixas circulares ou no sentido horizontal. O efeito de movimento com as misturas das cores encobre o céu no período noturno durante o contato magnético estabelecido entre os ventos solares e a Terra.

É comum a falta de comunicação tecnológica nas regiões onde a Aurora Boreal ocorre, porém, a instabilidade nos sistemas eletrônicos (telefonia, sinal de TV, internet) é momentânea e muitos (a grande maioria) não se importam com isso, afinal, trata-se de um fenômeno que atinge pouquíssimas regiões e que encanta pela singularidade visual que supera qualquer obra de arte do gênero.

Esse é um tipo de acontecimento natural que ocorre também em outros planetas, como em Marte e Saturno. Quanto ao nome “Aurora Boreal”, a inspiração veio da mitologia romana como uma forma de homenagear à Deusa do Amanhecer (Aurora) e a seu filho (Bóreas), o Deus do Vento do Norte.

O fenômeno foi batizado pelo astrônomo Galileu Galilei em 1619.

 

Melhores lugares para ver Aurora Boreal no Canadá

A Aurora Boreal pode ser vista a olho nu em alguns países do Continente Americano e Europeu, porém, é no Canadá que o espetáculo de cores se mostra mais intenso e constante, durante os meses citados.

Yukon é o lugar mais indicado para ver a Aurora Boreal no Canadá. Faz sol durante todo o verão e o território faz fronteira com o estado do Alaska. Yukon realmente proporciona uma vista privilegiada do fenômeno, além de ser um dos principais destinos para quem deseja curtir um pouco do inverno canadense e das estações de esqui do país.

Outra opção é o Lago Superior, que fica entre Ontário, no Canadá, e os estados do Michigan, Wisconsin e Minnesota, nos Estados Unidos. Este lago é considerado o maior dentre todos os lagos de água doce do mundo e oferece uma excelente oportunidade aos turistas que desejam ver de perto esse espetáculo natural de cores vibrantes e sensações inexplicáveis.

Há também as províncias de Quebec, Alberta e Saskatchewan que recebem milhares de turistas nos períodos mais comuns de ocorrência da Aurora Boreal, além, é claro, de todos os atrativos e da gastronomia canadense típicas dessas regiões.

 

Melhor época para ver Aurora Boreal no Canadá

Não tenha dúvidas: a melhor época para ver a Aurora Boreal no Canadá é durante o inverno, que marca o fim e o início do ano no país.

Os meses de setembro e outubro são ideais para curtir esse passeio, mas se você não puder viajar nesse período não se preocupe, pois a Aurora Boreal também pode ser vista com mais intensidade nos meses de fevereiro e março, principalmente em Churchill, província de Manitoba, e Whitehorse, na província de Yukon.

Você pode conferir mais informações sobre a melhor época para ver a Aurora Boreal no Canadá clicando aqui, no qual é possível consultar a previsão do tempo e a probilidade de ocorrência do fenômeno durante todo o ano.

 

Conclusão

Essa é uma excelente dica de viagem para toda a família. A Aurora Boreal é objeto de desejo de fotógrafos pelo mundo e já foi retratada em por milhões de pessoas, porém, nada se compara à experiência de ver (e sentir) ao vivo essa incrível manifestação natural que enche o céu com cores brilhantes em um dos países mais fascinantes do mundo.

Continue acompanhando nosso site e não perca nossa próxima postagem. São muitas opções de destinos turísticos que você, com certeza, vai adorar conhecer em sua próxima viagem de férias ou estudo.

Até a próxima!

2 thoughts on “Aurora Boreal no Canadá: tudo o que você precisa saber

    1. Olá Rafael,

      Alguns lugares de Vancouver onde é possível observar a Aurora Boreal são: Spanish Banks, Cleveland Dam em North Vancouver, lugares abertos e próximos a fazendas, como Burnaby Mountains, Delta e Tsawwassen, além de Whistler e Squamish.
      Mas sem dúvida, Yukon é uma das melhores opções. Você encontra grupos de viagem que saem de Vancouver para apreciar o fenômeno em Whitehorse.
      Não esqueça de conferir a previsão antes: http://www.swpc.noaa.gov/phenomena/geomagnetic-storms pois nem sempre será possível ver as Northern Lights de Vancouver.

      Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro dos mais diversos assuntos sobre o Canadá!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *