Como aprimorar o listening durante o intercâmbio?

Um dos diferenciais entre intercâmbio e um curso de línguas no Brasil é o contato que você tem com os nativos. Isso quer dizer que, ao viajar para estudar inglês aqui no Canadá, por exemplo, você terá mais chances de retornar com o seu segundo idioma mais aprimorado.

Melhorar o listening em inglês é um dos maiores desejos dos intercambistas que, muitas vezes, deixam de fazer certas atividades por medo de não compreenderem bem a língua inglesa. Pensando nisso, escrevemos este texto com dicas que vão ajudá-lo (e muito!) a aprimorar essa habilidade. Confira!

Faça passeios sozinho

Principalmente para quem está no nível iniciante ou intermediário, fazer passeios sozinho pode despertar bastante medo. Porém, essa é uma ótima maneira de desenvolver não só o listening em inglês, como também de praticar o speaking e aumentar o vocabulário.

Portanto, separe alguns lugares bacanas e saia para desbravar os pontos turísticos da cidade. As pessoas aqui no Canadá são bastante simpáticas e, com certeza, não terão problemas em falar mais devagar se for necessário.

Converse com os locais

Nós sabemos que a tentação de se juntar com outros brasileiros é grande, mas não se esqueça de que o objetivo do intercâmbio é o de aprimorar um novo idioma. Portanto, converse com as pessoas locais. Essa dica que vai ajudá-lo a melhorar não apenas o seu listening, mas também a aumentar o vocabulário, a perder a vergonha de falar em inglês, além de aumentar o seu conhecimento sobre a cultura e a vida aqui no Canadá.

Assista filmes sem legendas

É bem verdade que você pode assistir filmes sem legendas em qualquer lugar do mundo, mas essa é uma ótima maneira de melhorar o listening e se preparar para o seu intercâmbio. Se ainda for muito difícil, coloque as legendas em inglês e preste bastante atenção — aos poucos, você vai pegando o jeito e compreendendo cada vez mais rápido.

Frequente aulas extras de listening

Diversas escolas de intercâmbio oferecem aulas extras de listening, e essa é uma ótima oportunidade para você aprimorar o seu. Não perca a oportunidade de reforçar, sempre que possível, os seus estudos naquela área em que você sente mais dificuldade e aproveitar as aulas extras é sempre uma boa pedida.

Não tenha medo de experimentar

Fazer um intercâmbio é uma daquelas oportunidades únicas na vida, então, saia da sua zona de conforto e não tenha medo de experimentar as novas experiências que aparecerão para você.

Não deixe o medo paralisá-lo e fique sempre atento à programação, principalmente as locais, que vão obrigá-lo a se comunicar em inglês. Frequente aulas, faça amigos de outras nacionalidades e fale o máximo que puder para que o seu período de estudos seja bastante proveitoso.

Lembre-se de que você está lá para aprender, e por isso, não tem nenhum problema errar. Como dissemos, os canadenses são bastante educados e gentis e, certamente, vão tratá-lo bem.

Essas são apenas algumas dicas de como melhorar o listening em inglês, mas ainda há muitas outras. Busque aquelas que mais se encaixam com você e não economize nos estudos. Saber se comunicar bem em inglês é um grande diferencial e você com certeza não vai se arrepender.

E como todo bom conhecimento deve ser partilhado, não deixe de compartilhar nosso texto em suas redes sociais.