Quanto pagarei de aluguel no Canadá?

Você sabia que o Canadá é um dos destinos favoritos dos brasileiros que desejam fazer um intercâmbio? Essa informação foi revelada por uma pesquisa divulgada pelo jornal O Estadão. Uma das dúvidas comuns desse grupo de viajantes é o preço do aluguel no Canadá.

Para esclarecer esse assunto, preparamos este artigo. Além de falarmos sobre a faixa do preço do aluguel no Canadá, abordaremos também os tipos de imóveis que você pode encontrar. Acompanhe nosso post!

Qual é a média do preço do aluguel no Canadá?

Toronto

Toronto é uma das principais cidades do Canadá e a maior também. Por isso, o custo de vida aqui é mais caro. Por exemplo: a faixa de preço da locação de imóveis com um dormitório fora do centro da cidade é de 1.393,44 C$, ou seja, quase 4 mil reais.

Se desejar residir próximo ao centro, o valor do aluguel sobe para 1.792,26 C$ que é um pouco mais do que 4.800 reais por mês.

Vancouver

Essa linda metrópole é uma das preferidas na lista dos intercambistas, pois é o lugar mais quente do Canadá. Para morar nela, o viajante precisará pagar, em média, um aluguel de 1.917,92 C$. Em moeda brasileira, esse preço chega a mais de 5 mil reais.

Porém, como em território a cidade de Vancouver é bem pequena, muitas pessoas moram em cidades próximas, como Burnaby, Richmond, New Westminster, Coquitlam, Port Coquitlam, Port Moody. São muitas opções e todas elas fazem parte da linha de trem e ônibus e podem te levar a downtown em 20-50 minutos. Nessas cidades próximas é possível alugar apartamentos de 1 dormitório por cerca de 1.200C$, ou 3.200 reais.

Montreal

Aqui em Montreal fica mais fácil encontrar um lugar temporário para chamar de seu. De acordo com o Numbeo, um apartamento de um quarto, afastado do centro, custa 703,90 C$, algo em torno 1.900 reais. Enquanto no centro, o valor é 1.056,35 C$, ou 3.146 reais.

Calgary

Essa é uma das metrópoles mais visitadas do país, pois é conhecida pelas suas belezas naturais e boas escolas de idiomas. Segundo o Numbeo (site que revela o custo de vida em vários países), a mensalidade do aluguel de um apartamento de um quarto no centro de Calgary é de 1.188,37 C$ ou  3 mil reais.

Caso não seja problema morar em um bairro mais afastado da região central, conseguirá alugar o mesmo tipo de apartamento por 929,06 C$, ou 2.768 reais.

Ottawa

Na capital do Canadá, há várias opções de moradias para locação. No entanto, as mais afastadas do centro estão com o valor médio de 935,12 C$ ou 2.600 reais. Já no centro, o valor sobe para 1.255,37 C$, ou 3.739 reais.

Niagara Region (St. Catharines)

Na região de Niagara vivem aproximadamente 500 mil pessoas, principalmente nas cidades de St. Catharines, Niagara Falls, Welland e Niagara-on-the-Lake, que ficam apenas a 10-15 minutos de distância umas das outras. Com um custo de vida mais de 50% mais baixo que Toronto e Vancouver, St. Catharines é uma excelente opção para se morar e trabalhar, com custo médio de $950, ou 2.500 reais para um apartamento de dois quartos no centro da cidade, sendo possível encontrar casas de 3 ou 4 quartos na faixa de C$1,500 a C$2,000 por mês, ou 5.500 reais.

Que tipos de imóveis estão disponíveis?

Talvez o preço da locação tenha assustado você, não é? Mas esse valor pode ser dividido com outros colegas de apartamento. Há também a opção de ficar em uma homestay (casa de família) que costuma sair mais em conta.

Um detalhe que não pode ser esquecido é o depósito de segurança (um aluguel extra que é pago quando se aluga um imóvel). Essa quantia visa proteger o dono do imóvel de algum imprevisto que ocorra durante a estadia do locatário. Se tudo ocorrer bem, essa quantia é restituída para você.

Mas quais são os tipos de imóveis disponíveis aqui no Canadá? Vamos a eles:

  • detached house – casa comum;
  • semi-detached house – residência geminada com outra moradia;
  • townhouse – bloco de duas ou três casas coladas uma na outra;
  • condo – são prédios com várias comodidades como piscina, academia etc.;
  • apartament – esse tipo de residência é bem conhecida por nós. Ele pode ser localizado em um edifício ou casa;​
  • basement – um apartamento completo no porão de uma casa; e
  • room – um quarto que pode ou não ser dividido.

Onde achar um imóvel?

Craigslist – Este site possui desde oferta de emprego a compra e venda de imóveis e utilitários e também aluguel de imóveis. Nele, você pode pesquisar por cidade, preço, número de dormitórios.

Kijiji – Parecido com o Craigslist e com as mesma utilidades e filtros, você também poderá encontrar seu imóvel no Kijiji.

Desconfie de imóveis baratos demais pois já ocorreram diversos casos de golpe. Para quem não vai ficar em casa de família (normalmente utilizada para estudantes individuais) o ideal é vir para o Canadá com uma residência temporária como Airbnb e após a chegada pesquisar e visitar imóveis pessoalmente antes de fazer a sua escolha.

Como uma agência de intercâmbio pode ajudar?

Apesar da importância de realizar uma pesquisa, algo ainda mais fundamental é contar com a ajuda de profissionais que trabalham com intercâmbio. A Canada Intercambio tem um departamento próprio de Homestay. Nós visitamos pessoalmente as casas em que nossos intercambistas irão se hospedar e esse diferemcial só é possível porque estamos localizados no Canadá.

O que achou de nosso artigo? Conseguiu descobrir como é o preço do aluguel no Canadá? Então você vai gostar de saber mais sobre como é morar no Canadá.