Saiba como será a alimentação durante o intercâmbio no Canadá

Quem se prepara para estudar no Canadá normalmente fica curioso para saber como será a alimentação durante o intercâmbio. Essa, sem dúvidas, é uma das características mais interessantes a observar, pois as refeições são bem diferentes de um país para outro.

Para que você satisfaça a sua curiosidade e se prepare para comer por aqui, elaboramos este artigo com informações sobre os hábitos alimentares dos canadenses. Continue a leitura para conferir todos os detalhes!

Café da manhã (Breakfast)

Os canadenses costumam caprichar no café da manhã, e essa refeição pode ser encontrada em duas variações: o continental breakfast e o american breakfast. No primeiro você encontrará leite, pães, cereais, iogurtes e, claro, bagels e frutas.

Já no american breakfast o cardápio é realmente parecido com o dos americanos: tem mais itens quentes, como cafés ou chás, e também inclui ovos mexidos, panquecas, bacon, pão torrado, geleia, salsicha e waffles.

Um grande diferencial é que os pães, as panquecas e os waffles normalmente são regados com Maple Syrup, um xarope feito da árvore canadense Maple.

Café da manhã e almoço (Brunch)

O brunch (breakfast e lunch) é justamente isso: a junção de café da manhã com almoço. Geralmente é realizado aos domingos, feriados e datas comemorativas, entre 10h e 14h. Os canadenses aproveitam essa refeição para reunir familiares e amigos.

O cardápio pode incluir ovos, bagels, muffins e uma variedade de pratos. Diversos restaurantes fazem promoções de brunch aos finais de semana, e muitas pessoas aproveitam a oportunidade para frequentar esses estabelecimentos.

Em alguns diners (restaurantes típicos dos EUA) você também encontra brunch em todos os dias da semana, em qualquer horário.

Almoço (Lunch)

No almoço os canadenses comem menos e apostam em alimentos mais leves como sanduíches, snacks e frios. Alguns optam por comer em fast foods que servem pizza, hambúrguer, coxas de frango fritas, cachorro-quente e outras iguarias não tão saudáveis. Elas são mais baratas que a comida “fresh” (fresca), mas é importante evitar excessos.

É comum que os canadenses levem o almoço para o trabalho ou escola — especialmente crianças, pois elas estudam em período integral e, na maioria das escolas, precisam levar suas próprias marmitas. Esse pode ser um bom hábito para você adotar em sua alimentação durante o intercâmbio.

Jantar (Dinner/Supper)

O jantar no Canadá é parecido com o almoço do brasileiro, pois é bem reforçado. O diferencial é que ocorre mais cedo, normalmente às 18h. Por ser uma país formado por imigrantes, é quase impossível generalizar qual é o jantar típico canadense, pois se uma casa é de imigrantes asiáticos, por exemplo, naturalmente a comida será mais no estilo asiática, e assim é com outras culturas.

De qualquer forma, a base costuma ser batata assada, cozida ou frita — se você gosta desse alimento, vai adorar comer no Canadá. Vários legumes e verduras também fazem parte do cardápio, incluindo cenoura, aspargos, brócolis, alface, tomate, pepino, repolho e aipo. O arroz também pode fazer parte do cardápio de algumas casas, mas não da mesma forma que no Brasil. Já o feijão, no geral, costuma ser servido quando o jantar é com cardápio de tema mexicano. A comida grega é popular entre os brasileiros, porque o prato típico costuma incluir arroz, batata assada, uma carne (vermelha, frango ou cordeiro) e salada de tomate, penino e azeitona.

Apesar da boa produção de carnes na província de Alberta, o canadense costuma comer uma quantidade de carnes menor que a do Brasil, pois aqui tanto a carne vermelha quanto o frango são mais caros. Além disso, a quantidade de vegetarianos no Canadá é grande, e há receitas bem populares, como wraps e bolinhos de vegetais.

Há várias opções de feiras, supermercados e delivery de comidas de todos os tipos e naturalidades, inclusive vegetariana e vegana.

Bebidas e Frutas

As bebidas e as frutas são consumidas em várias refeições. Com relação aos líquidos, os mais comuns são os sucos e refrigerantes industrializados, além da cerveja e do vinho. É bem raro encontrar sucos naturais. Normalmente eles são vendidos em lojas e quiosques especializados em vitaminas.

As frutas você consegue facilmente e com preço acessível, incluindo maçãs, morangos, framboesas, cerejas, blueberries e bananas. As variedades tropicais brasileiras costumam ter preço considerável.

Se você sentir saudade das comidas típicas do Brasil, pode encontrar um restaurante que faça pratos especiais, incluindo arroz e feijão. Também existem supermercados brasileiros, embora não sejam tão fáceis de encontrar.

Outra opção é encomendar itens específicos pela Internet. Só não espere encontrar os mesmos preços do Brasil, pois aqui eles serão produtos importados.

O ideal é aproveitar a experiência para conhecer os sabores do Canadá por meio da alimentação durante o intercâmbio. No final das contas, você perceberá que degustar diferentes pratos será útil para compreender e participar da cultura local, o que é extraordinário!

Falando em conhecer os sabores canadenses, descubra agora quais são as comidas mais famosas desse país!