5 dicas para escolher uma acomodação de intercâmbio de qualidade

O lugar onde você residirá é determinante para um bom aproveitamento do intercâmbio. Por estar em um ambiente diferente do seu, é importante que você escolha um local com o qual você se identifique para morar.

A depender do seus objetivos, você deve pesar as vantagens e desvantagens ao fazer essa escolha. Pensando na relevância desse assunto para o seu bem-estar, vamos apresentar aqui dicas importantes a serem consideradas, na hora de escolher uma acomodação de intercâmbio.

1. Considere morar em uma casa de família

Ser recebido por uma família estrangeira certamente é uma experiência única. É a sua chance de conviver com pessoas que já residem naquele país e que poderão lhe dar boas indicações para explorar esse novo contexto. Esse grupo familiar também pode te fornecer segurança e te auxiliar em algumas necessidades básicas e a se adaptar ao novo cotidiano.

Além disso, é uma oportunidade de conhecer de perto o dia-a-dia de uma família diferente da sua. Das opções disponíveis essa também é vantajosa por não ter os custos tão altos.

2. Se o seu negócio é independência, alugue um espaço

Apesar dos custos mais elevados, alugar um apartamento ou um quarto pode ser uma boa ideia se você gosta de construir o seu próprio espaço.

Se você morou a sua vida inteira com outras pessoas, essa é uma oportunidade interessante de experimentar a sensação de criar do zero uma casa. Pode ser a sua chance de conhecer as vantagens e desvantagens de ter que cuidar sozinho de um lar.

É uma chance de desenvolver a independência, além de ter conforto de poder escolher o lugar onde quer morar e estabelecer sua própria rotina.

3. More com estudantes e cresça com o grupo

Viver nas residências estudantis pode ser uma saída interessante para quem gosta de fazer amizades e programas coletivos.

Nesse sentido, é uma forma de moradia similar ao que chamamos de república aqui no Brasil. A vantagem dessa opção são os custos reduzidos. Além disso, é uma maneira útil de praticar a tolerância com o outro e o exercício do pensamento coletivo.

4. Assegure que você esteja em um lugar confortável

Como dito anteriormente, sua casa é um lugar sagrado em uma viagem como essa. Por isso, ao escolher a acomodação de intercâmbio, coloque como prioridade viver em um espaço minimamente confortável e em um ambiente respeitoso.

É importante saber que sempre haverá conflitos e questões a serem tratadas quando dividimos espaço com outras pessoas. Mesmo a mais harmoniosa das famílias tem discussões e desentendimentos eventualmente, é natural que algo do tipo ocorra.

Por outro lado, algumas vezes é possível que você acabe indo parar em uma casa que realmente não esteja dentro dos parâmetros mínimos de segurança e bem-estar. Nesse caso, você deve se certificar de ter a quem acionar para promover as mudanças necessárias.

5. Procure uma boa agência de intercâmbio

Contratar uma agência de intercâmbio é muito proveitoso pois ela te acompanhará desde os primeiros momentos do planejamento até a sua estadia no país em questão. Uma instituição de qualidade inclusive lhe dará um tratamento personalizado, quanto à alocação e no momento de tomar as decisões necessárias que atendam suas necessidades individuais.

Essa é uma saída eficaz pois você conta com o serviço de pessoas que já têm os contatos necessários para encontrar um lugar que se adeque ao que você precisa.

Ir para um intercâmbio através de uma agência qualificada é uma maneira de assegurar seu bem-estar e evitar certos problemas.

Pode ser importante recorrer a uma agência também para resolver questões que você venha a ter em sua moradia, sendo esse um contato a quem você pode sempre acessar em momentos de dificuldade.

Essas são dicas valiosas para quem está planejando sua acomodação de intercâmbio. Decidir bem lugar onde você irá morar é fundamental para um aproveitamento adequado de sua experiência no Canadá.

Gostou de nossas dicas? Leia esse outro artigo e aprenda também como abrir uma conta no Canadá!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *