Em seu planejamento de mudança para o Canadá, um dos pontos a ser considerado é a respeito da movimentação financeira. Por questões de praticidade e segurança, o ideal é que você tenha uma conta bancária em um banco que opere no Canadá.
As maiores vantagens de abrir uma conta em um banco canadense são os números de agências e ATMs. Além das taxas bancárias que são bem inferiores que no Brasil.
Você deve imaginar que a burocracia é muita, mas na verdade é bem simples, mas para isso você já precisa estar no Canadá.
A primeira informação importante é: não é necessário ser cidadão canadense ou residente permanente para abrir uma conta bancária. Existem várias opções de bancos no Canadá, e todas elas possuem planos diferenciados para estudantes e recém-chegados – os chamados newcomers.
Documentos necessários:
- Passaporte
- Segundo documento de identidade (que pode ser carteira de motorista brasileira, o SIN Number ou documento canadense com foto)
- Comprovante de residência canadense (não são validos endereços de hotéis e afins)
- Visto válido (Visitor Visa, Study Permit e Work Permit)
Relação dos principais bancos presentes no Canadá:
Canada Trust – www.tdcanadatrust.com/
Scotiabank – www.scotiabank.com
Bank of Montreal – www.bmo.com/
CIBC – www.cibc.com/
RBC Royal Bank – www.rbc.com/
Uma dica importante! Antes de escolher o banco, leve em consideração os seguintes fatores:
- Taxas – alguns bancos cobram taxas para abertura de conta e outros não, verifique!
- Limite de transações – veja o limite de transações permitidas (saques, transferências, compras a débito) e também o valor para transações excedentes.
- Cartão de crédito – para ter um cartão de crédito você precisará fazer um depósito que ficará retido. Esse depósito varia entre as instituições.
- Conta conjunta – nem todos os bancos oferecem a opção de conta conjunta para estudantes internacionais, se essa for a sua necessidade verifique antes.
- Talão de cheques – algumas contas possuem cobrança pelo talão de cheques, compare os valores entre as instituições.
- Agências e ATMs – a quantidade de agências e ATMs próximas ao seu local de trabalho ou residência podem fazer a diferença.
Não esqueça de perguntar todas as suas dúvidas no momento da abertura de conta para não se surpreender depois!
Além das opções acima, ainda existe a possibilidade de abrir uma conta no HSBC do Canadá (www.hsbc.ca/), que possui inclusive a possibilidade de vínculo com uma conta brasileira, mas isso pode mudar a qualquer momento pois a operação do HSBC foi vendida para o Banco Bradesco.
Se suas dúvidas são a respeito de como transferir dinheiro do Brasil para o Canadá, veja esse nosso post aqui.