9 profissões em alta no Canadá para quem busca oportunidades

A qualidade de vida, o aprendizado, a segurança e as oportunidades de trabalho são motivos de sobra para muitos brasileiros que desejam conhecer o Canadá. Seja para viver uma experiência incrível ou para conhecer novas culturas: as oportunidades de trabalho e estudo são infinitas e o país é aberto a receber estrangeiros.

Pensando nisso, preparamos este post! Vamos mostrar uma lista de 9 profissões que estão a todo vapor nas regiões canadenses e falar um pouco das características de cada uma delas para você ficar por dentro das possibilidades. Confira:

Por que o Canadá tem sido tão procurado por brasileiros?

O Canadá é o país do multiculturalismo e da diversidade, além de ser geograficamente lindo. Mesmo com um inverno rigoroso em boa parte do ano, é cada vez mais comum encontrar histórias de profissionais que estão deixando o Brasil, com ou sem família, para começar uma nova vida em solo canadense.

Como dissemos, há fatores essenciais da vida que deixam a desejar no nosso país e que fazem parte do topo da lista de prioridades canadenses, como a segurança que o cidadão tem de ir e vir a qualquer hora do dia ou da noite sem sentir medo.

Quais são as profissões do momento?

Viver em outro país não é fácil e exige uma boa dose de coragem do imigrante para começar algo novo. Um dos desafios é exercer uma profissão com domínio do idioma local e conhecimento pleno das características específicas do país, que impactam o trabalho no dia a dia.

É fundamental dominar o idioma local, pois, aqui no Canadá, existem duas línguas oficiais — inglês e francês — e, dependendo da província, uma delas será bastante exigida. Na província do Quebec, por exemplo, salvo a cidade de Montreal, com boa presença do inglês, todas as outras cidades têm o francês como idioma do dia a dia.

Conheça, agora, 9 profissões em alta no Canadá que você poderá exercer, lembrando, no entanto, que é preciso estar atento às exigências burocráticas que permitem um estrangeiro trabalhar no país e também à regulamentação das próprias profissões.

1. Contador

O perfil desse profissional no Canadá deve ser analítico e atento aos dados e números gerados nas plataformas digitais. Além do tradicional trabalho contábil, espera-se que ele ajude a manter o equilíbrio financeiro da empresa assegurando boas práticas.

2. Engenheiro de software

A tecnologia dominou o mundo, e, em um país de ponta, há espaço de sobra para profissionais com talento em desenvolvimento de softwares que otimizem o trabalho dentro das empresas, gerando mais eficiência e lucro.

Praticamente todos os segmentos do mercado utilizam algum tipo de programa em seus equipamentos e processos. As áreas da saúde, automotiva, beleza e industrial têm necessidade do engenheiro de software para criar, manter e melhorar os softwares utilizados.

3. Analista de sistemas

Profissionais que entendem de linguagens, como Java, SQL, Javascript, Linux, HTML, C#, .net, python, são muito bem-vindos aqui no Canadá. Aliás, há um movimento canadense, nas grandes cidades, em alguns países, como Brasil, Tunísia e França, para atrair profissionais altamente qualificados para trabalharem em TI nas empresas canadenses.

A escassez de mão de obra nas áreas de TI faz com que o Canadá promova diversas missões de recrutamento e traga profissionais com todas as despesas pagas para começar um trabalho imediato e não comprometer o desempenho da empresa.

4. Enfermeiro

Para atuar como enfermeiro aqui no Canadá, é preciso, antes, validar o diploma. O enfermeiro formado no Brasil não pode chegar atuando na profissão. Embora haja uma necessidade desses profissionais em função de uma população envelhecida, o processo, que costuma levar meses de duração, precisa ser concluído antes de iniciar as atividades. Algumas pessoas optam por cursar a faculdade de Enfermagem por aqui, o que pode ser uma ótima opção para quem ainda não tem curso superior.

5. Profissional de RH

Com a inovação tecnológica e a mudança dos métodos de trabalho mundo afora, muitas empresas passaram a adaptar as atividades exercidas dentro e fora da companhia.

A adoção do home office e também do formato de trabalho de permanente para temporário — ou freelancers — abriu as portas para o profissional de RH, que passou a ter grandes demandas de recrutamento nas empresas.

Com a necessidade de contratação em setores tecnológicos, engenharia, enfermagem e outras profissões demandadas, quem atua no RH tem vaga garantida nas mais variadas funções — gerente de recursos humanos, recrutador, coordenador e consultor de RH, assistente de recursos humanos etc.

6. Médico

O Canadá tem como característica um médico da família que acompanha e dá assistência a pacientes de todas as idades e indica especialistas, se for o caso.

Quem já é formado no Brasil, ao chegar aqui no Canadá, terá que ir atrás da validação do diploma se quiser exercer a profissão. O processo é longo e pode levar muitos anos. São três provas para validação do diploma e, ainda, a residência permanente para ter autorização de exercer a profissão. Essa é uma das principais razões pelas quais faltam médicos no Canadá, pois raramente um médico imigrante consegue validar o diploma por aqui, apesar de ser possível.

7. Analista de negócios

Aqui no Canadá, esse profissional é responsável por avaliar se todos os recursos da empresa estão sendo bem utilizados por todos os funcionários. Se o profissional tiver bons conhecimentos de tecnologia, aumentam ainda mais as chances de contratação com bons desafios e bom salário.

8. Representante de vendas

As vendas aqui no Canadá não param, e essa é uma profissão sempre em alta, pois, com o desenvolvimento cada vez mais crescente de produtos e serviços, é preciso colocar no mercado quem saiba promover e efetivar as vendas.

A proatividade, o poder de convencimento e o talento para a promoção são diferenciais do perfil.

9. Analista financeiro

O trabalho de análise econômica e de investimentos corre por conta dessa profissão em alta demanda aqui no Canadá. O mundo dos negócios é dinâmico, e as movimentações devem ser pensadas por especialistas para auxiliar os gestores na tomada de decisão — e é isso que faz um analista financeiro.

O respeito e a valorização da força de trabalho, além da remuneração justa e da carga horária de trabalho equilibrada, fazem desse país norte-americano um destino dos sonhos para quem deseja morar fora e, ainda assim, sentir-se em casa, exercendo uma das profissões em alta no Canadá.

Um bom planejamento vai ajudá-lo a chegar aqui com segurança e a Canada Intercambio pode auxiliar facilitando todo o processo com serviços: vistos e imigração, documentos, passagem aérea, seguro, transfer, moradia, pacotes turísticos, chip de celular, cartão de descontos, welcome package e info section.

Você curtiu o post sobre as profissões em alta no Canadá? Que tal, então, entrar em contato com a gente para conhecer nossos serviços e saber como vamos ajudar você a vir para um país repleto de oportunidades e belezas naturais?