Do idioma à imigração
Pesquisar
Close this search box.

Como é o sistema de saúde do Canadá?

Quando viajamos para o exterior, seja de férias ou para um intercâmbio, o último lugar que queremos conhecer é o hospital. No entanto, é importante saber informações básicas sobre a ida ao médico no exterior, caso seja necessário. Cada país tem seu sistema de saúde com regras e particularidades. 

Confira algumas dicas de como é ir ao médico no Canadá antes mesmo de fazer seu intercâmbio.

Médico no Canada

1. Como funciona o sistema de saúde no Canadá?

O sistema de saúde canadense foi desenvolvido de forma que todos os pacientes sejam atendidos de maneira igualitária. Independente da classe social, todos os residentes do país são atendidos pelos mesmo hospitais, clínicas e médicos. Não há, como no Brasil, hospitais públicos e hospitais particulares.

A saúde é pública – o que não significa de graça. Cada província tem seu sistema e suas regras – algumas cobram uma taxa mensal de saúde pública, como é o caso de British Columbia, outras oferecem os atendimentos gratuitamente.. Ao todo, são cerca de 13 sistemas no Canadá. 

No geral, os residentes do Canadá têm direito a atendimento médico de rotina, exames, atendimento hospitalar, cirurgias e tratamentos. Porém, não estão inclusos na saúde pública serviços como fisioterapia, cuidados com a visão, terapias, saúde dental e medicamentos prescritos fora dos hospitais.

Nas consultas em clínicas, você passará com um médico geral primeiro, e se o profissional julgar necessário, te encaminhará para um especialista. Não tem como passar com um Cardiologista na primeira consulta, por exemplo.

2. Como ter acesso ao sistema de saúde canadense?

No Canadá, o sistema de saúde funciona de diferentes formas, variando de província para província. Se você for permanecer no Canadá por mais de seis meses, você terá direito à saúde pública. Quando chegar ao país, você deve se inscrever no sistema de saúde da sua província e fazer sua carteirinha (veja a lista abaixo com os websites).

Em Quebec, por exemplo, você deve procurar a RAMQ (Régie de l’Assurance Maladie du Québec), o conselho de saúde da província. O período de carência até receber a carteirinha é de três meses. Neste caso, você deve ter um seguro de viagem com duração para este período. Em British Columbia, o tempo de espera também é de três meses e você de aplicar para o Medical Services Plan (MSP).

3. Como funcionam os hospitais?

Em casos de urgência, o mais indicado para o paciente é se dirigir para o pronto-socorro dos hospitais. No entanto, nos casos menos urgentes, você pode optar pelas clínicas (consultórios), chamadas aqui de walk-in clinics. Se você precisar chamar a ambulância, lembre-se que os planos de saúde não cobrem o serviço, sendo cobrado um valor de mais ou menos CAD$50, no caso de Vancouver.

Existem dois tipos de clínicas: com hora marcada e aquelas sem agendamento. Apesar de serem particulares, elas aceitam os cartões RAMQ (Quebec) e MSP (British Columbia), por exemplo. As clínicas com hora marcada geralmente têm médicos de família, que são clínicos gerais, mas podem prescrever diferentes tratamentos caso não seja necessário encaminhar para um especialista (veja mais abaixo).

Se você tiver um seguro de saúde internacional, terá que verificar com a empresa que você contratou em qual clínica você pode ir. Em alguns casos, você terá que fazer o pagamento da consulta e de qualquer outro gasto na hora e a seguradora fazrá o reembolso posteriormente. Por isso, sempre peça recibo.

4. O que é um médico de família?

Essa especialidade médica tem como principal característica a atenção integral à saúde. No Canadá, o médico da família é o indicado para lhe atender quando você não está se sentido bem, porém o seu caso não é uma emergência. Se você for morar no Canadá por mais de seis meses e quiser um médico de família, pesquise quais clínicas têm médicos que estão aceitando pacientes.

Esse médico é o responsável por conhecer seu histórico de saúde, bem como o de sua família, pedir os exames e fazer os check-upsEle deve realizar o primeiro diagnóstico e, se for necessário, também é ele quem vai encaminhar você para algum especialista.

Ficar doente e precisar ir ao médico não é a intenção de quem vai fazer uma viagem. Portanto, quando for fazer seu intercâmbio, procure agências que lhe ofereçam um seguro internacional de saúde.

Gostou do nosso texto sobre como ir ao médico no exterior? Você sabe de mais alguma outra informação? Comente nosso post e compartilhe com a gente.

Este site utiliza cookies. Ao continuar navegando neste site, você concorda com nossa Política de Privacidade e com a utilização de cookies para melhorar sua navegação.